Pages

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Coleta Seletiva

No dia 04 de Agosto o Prefeito Djalma Berger e o Secretário Municipal de Infraestrutura, Sanderson de Jesus, em uma solenidade na Praça Raulino Koerich, localizada no Bairro Kobrasol. lançaram a ampliação da coleta seletiva para os bairros Campinas e Kobrasol.

Anteriormente a coleta era feita apenas uma vez por semana, nas quartas-feiras, e a partir desta data a coleta seletiva passou a ser realizada seis vezes por semana (de segunda à sábado, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min).

Faça a sua parte, separe o lixo limpo e seco, colocando em uma caixa, saco plástico ou lixeiras identificadas na frente de casa ou condomínios.
De preferência a identificar o saco, para que não seja coletado como lixo comum, escrever com canetinha ou algo parecido resolve o problema.


Veja o que pode ser reciclado:

Papel: Jornais, revistas, cadernos, folhas de rascunhos, papel de embrulho, saco de pão, embalagens Tetra Pak, entre outros.


Vidro: Garrafas, potes, frascos de alimentos e perfumes, vidros de automóveis, entre outros.

Metal: Fios, arames, latas de bebidas e de alimentos, pregos, parafuso, objetos de ferro, bronze, zinco e cobre. 

Plástico: Garrafas de água e de refrigerante, potes de alimentos, frascos de produtos de higiene e limpeza e brinquedos.

    Obs: Para a segurança dos coletores, todo material separado para a reciclagem deve estar limpo. Vidros e objetos cortantes devem ser embrulhados em folhas duplas de jornal.

O que não pode ser reciclado:

Rejeitos: Cigarros, papel e absorventes higiênicos, lenços de papel, fraldas descartáveis, papéis engordurados.
Produtos Específicos: Espelho, couro, cerâmicas, fitas adesivas, esponja de aço, tubos de televisão, lâmpadas, isopor, adesivos e fotografias, vidro refratário de panela e travessa para microondas, louça, barbeador descartável, clipe e grampo, tomada, esponja de aço, papel carbono, entre outros.


O que fazer com o lixo orgânico:

O lixo orgânico deve ser encaminhado para a coleta comum. Outra alternativa é transformar cascas de frutas, legumes e sobras de alimentos em adubo orgânico. Esses são os passos para a compostagem:
- Coloque camadas alternadas com restos de comida, grama, folhas mortas com terra em uma lata sem fundo até enchê-la. A última camada deve receber terra, grama ou folhas mortas;
- Mantenha o material úmido e misture duas vezes por semana para que o ar chegue aos microorganismos;
- Após 90 dias o adubo está pronto.
    Obs: Não coloque carne na mistura do adubo orgânico.

0 comentários:

Postar um comentário